Voluntários

Seja um voluntário, uma voluntária

Ser voluntário ou voluntária significa pôr o próprio tempo e as próprias energias a serviço das pessoas que necessitam, sem nenhuma coerção e sem desejar nada em troca.

Ser voluntário ou voluntária significa não apenas trabalhar em favor de outras pessoas, mas com outras pessoas, lado a lado, dentro da própria comunidade. Com isso cresce o círculo de amizade, de amor e de solidariedade também para o próprio voluntário.

Somos todos irmãos e irmãs. A atividade de voluntariado é a contribuição dada pessoalmente, espontânea e gratuitamente pelo voluntário ou voluntária, por meio de uma organização a que se liga, desenvolvendo a própria ação sem buscar alguma finalidade de ganho, mas impelido unicamente pelo desejo de solidariedade. (Papa Francisco no Doc. Fratelli Tutti).

1 – Liberar o próprio tempo
O Voluntário não é a pessoa que dedica ao outros seu “tempo livre”, mas quem “libera tempo” para ajudar os outros, porque descobre que precisam e acha que por isso merecem a sua atenção mais que outras atividades que gostaria de fazer porque lhe interessam.

2 – Poder ajudar e transformar vidas
Estamos todos entrelaçados. A outra pessoa, inclusive aquela que se assemelha a quem não tem nada, faz parte da nossa vida. Somos membros um dos outros e precisamos uns dos outros, como uma mão precisa da outra. Dar uma mãozinha todos os dias a quem precisa de ajuda, sozinho ou em uma associação, isso é voluntariado.

3 – Sonhar e construir um mundo solidário
O voluntariado é uma atividade de ajuda que qualquer pessoa, sozinha ou em associações, pode decidir de fazer. Trata-se de pôr as próprias capacidades, inclusive as mais simples, a disposição de quem precisa. Baseia-se na no sonho da solidariedade sendo construída de forma a ser dirigida a todas as pessoas que precisam de ajuda.

Voluntariado – expressão da fé e do amor

Um lugar de encontro com Jesus
A coisa mais bonita e interessante no voluntariado é que você pode encontrar Jesus. É uma promessa dos próprio Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus. A parábola do Juízo Final diz que o Rei, responde a uma pergunta: “senhor, quando é que te encontramos com fome, nu, doente ou preso? “Aí o Rei responderá: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.” (Mt 25,40) “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar”. (Mt 25,45)

Com certeza você sabe amar. Voluntariado é uma aprendizagem na ciência do amor. Em um drama para teatro perguntaram a Maria Madalena, de quem Jesus havia perdoados muitos pecados porque amou muito: “Madalena ensina-nos a amar”. E aí ela respondeu: “Meu filho, a amar se aprende amando”. Você tem um coração, para doar.

O caminho para conhecer Deus
Todos nos perguntamos: “Quem é Deus? Nas tradições hebraicas e muçulmanas os nomes de Deus são muitos. A tradição cristã também invoca Deus com muitos nomes diferentes, mas uma forma de definição encontra-se na primeira Carta de João (1 João 4:8) que afirma “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. Você que crê você que não crê querem encontrar a Deus? Ande pelos caminhos do amor ao próximo. O Voluntariado é um caminho de amor que leva a conhecer a Deus.

Em que lugar Deus está?
Diante das tragédias que ferem os corações humanos, muitos se perguntam: “Onde está Deus? ou Onde estava Deus quando aconteceu tamanha crueldade?”. Não respostas a não ser a resposta do amor cujas dimensões não podem ser delimitadas. Há um canto na tradição cristã católica: “Onde há caridade e amor, Deus aí está – Congregou-nos em Um, o amor de Cristo-Exultemos, e n’Ele alegremo-nos -Temamos, e amemos ao Deus vivo – E de coração sincero nos amemos! É um convite a viver em fraternidade, todos unidos, irmãos e irmãs, para superar as injustiças, inclusive as mais cruéis, e estaremos com Deus. Este, sim, é um grande convite ao voluntariado.

Misereor = Tenho um coração capaz de sentir com/paixão.
Misericordia, ter o coração voltado para os necessitados, e “bem-aventurados os misericordiosos” é a bandeira dos cristãos porque sabem que Deus é misericordioso conosco: “Sejam misericordiosos como é misericordioso o vosso Pai que está nos Céus” (Luca 6, 36)